sexta-feira, 25 de junho de 2010

Expectativa Frustrada

Estamos acabando a baixa temporada de 2010, talvez a pior dos últimos 10 anos e pra completar, "Copa do Mundo", todos estão em contagem regressiva pra julho.
Tivemos em 2009, um ano fabuloso para todo o nosso comércio, a comunidade estava em estado de graça, sonhado repetir em 2010 o mesmo movimento.
O ano está sendo frustrante pra praticamente a maioria das empresas. Na minha visão, apenas dois fatores nos ajudaram a ter um ano financeiro magnífico em 2009:
  1. Desastre no final do ano de 2008, que destruiu o verão de Santa Catarina. Gaúchos, catarinenses, sulmatogrossenses, paranaenses, enfim, milhares de pessoas que passavam final de ano e começo de ano nas paradisíacas praias catarinenses, não viajaram pra lá, milhares de paraguaios. Tivemos um verão maravilhoso financeiramente falando.
  2. Gripe suína, aparecendo no final de abril assustando o mundo. Milhares de turistas que iriam pra fora do país optaram por não viajar, nossos concorrente de inverno, México, Flórida, Chile e Argentina tiveram grandes debandagens de brasileiros. O Rio Grande do Sul, grande destino de inveno foi o Estado que mais sofreu com a calamidade, tendo inclusive seus cidadãos saídos do Estado para outros lugares à salvos da gripe.

Estas duas calamidades ajudaram Bonito a captar estes turistas. Quem tem hábito e dinheiro para passear com a família, mudam o roteiro programado e vai a um novo destino sem grandes dificuldades.
Perdemos mais um ano por falta de visão e planejamento, nos estamos iguais pais relapso, o culpado do filho não prestar, são as companhias, nunca a culpa é nossa.
Culpamos o dólar, falta de vôo e nunca nossas incompetências organizacionais e empresariais, que sempre têm uma desculpa.
Praticamente sozinhos fizemos um trabalho que o Brasil todo admira, será que perdemos a capacidade de criar e inovar?

Não adianta perdermos tempo com reuniões inúteis, discutir com pessoas que nada têm à oferecer, esqueçam as associações e seus interesses, vamos olhar o interesse maior que é a comunidade, não vamos nos esquecer do primeiro semestre de 2011, ele já está chegando!
Diz à lenda que temos na cidade 130 associações. Como isto pode funcionar?
"Quem mata filho não é a sociedade. São os pais!"