domingo, 28 de novembro de 2010

Melhor destino de Ecoturismo

Pelo 9º ano consecutivo, meu filho "modelo de gestão", bonito termo, ganhou o prêmio de melhor destino de ecoturismo do Brasil, todos estão muito felizes, como sempre sou do contra... Estou triste.

Não vejo em minha cidade o significado real de ecoturismo, palavra bonita e com grande apelo social.

Como sempre digo: "por fora bela viola, por dentro pão bolorento" ou "pra inglês ver", não sei a origem destes termos, mas sempre escutei.

Onde está o ecoturismo em Bonito?

O turista quando vota tem noção do significado?

Esteve aqui ou ouviu falar, conheceu nossa história, nosso povo, nossa vida ou só filét com fritas?

O pior turista do mundo é o do filét com fritas, pois não serve de referência.

Com uma cidade em que o jovem não tem motivação para estudar, o nativo está jogando as margens do acontecimento, não participa do bolo do turismo. A cultura, a história e o povo são marginalizados pelo empresariado, onde está o ecoturismo, onde está inserido, em todo este movimento o “Bonitense”?

Para mim, nessa grande ignorância que tenho, nós temos um turismo de contemplação de natureza que é outra coisa. Este prêmio só nos atrapalha, uma vez até que seria aceitável agora nove é demais, cada ano recebido, a cidade fica mais burra e arrogante.

Há mais de uma década que estamos parados no tempo, temos sim atrativos maravilhosos e bem estruturados, mas não temos na cidade estrutura pra receber um tipo de turista que faz a diferença em um destino turístico. O turista de alto nível de consumo nenhum é melhor que o outro, nenhuma classe social é melhor que a outra, mas no turismo precisamos de pessoas de um padrão alto de consumo e exigências, para conseguimos atingir um padrão de qualidade que acaba trazendo benefícios a todos os consumidores.

Por que será que nós não decolamos para o mundo? – O que temos de atrativo é único, nossa estrutura é ultrapassada, nosso trabalho é medíocre, nosso povo é abandonado, vivem de subemprego, baixos salários e ainda ganhamos "PRÊMIO".

Parem pra pensar.

Tenho filhos, de todos os jeitos: de sangue, do coração "são muitos" e imaterial. Agora vou falar de outro filho tão importante ou mais que o voucher único, o Festival da Guavira.

Estou triste, pois sempre “prêmios” e nunca “críticas” e isto atrapalha a evolução.

Estou triste porque o Festival da Guavira e todo seu projeto de desenvolvimento sustentável que colocaria Bonito no rumo do ecoturismo estão sendo destruído por não ter apelo de marketing fora da nossa fronteira para a mentalidade atual não tem nenhum valor, somente despesa. É festa pra pobre!

Eu vejo pessoas de minha infância passando pela Pilad Rebuá como estrangeiros, pois hoje eles são desconhecidos, não estão inseridos na nova vida de sua cidade. Uma grande exclusão social ganhando prêmio nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário