sábado, 16 de junho de 2012

Filinto Muller


                               

                                         Anos setenta muda-se para Bonito, um jovem advogado, vindo do sul do Brasil, recém-formado, idealista, sonhador, como todos os jovens, ápice do governo militar, prisões, perseguições retalhações etc., a juventude brasileira em guerra com o regime totalitário, revoltados com a falta de liberdade, estudantes presos, desaparecidos, surrados e expatriados, como a maioria de nossos jovens brasileiros, nosso jovem advogado abominava o ídolo de nossa extrema direita reinante, o famigerado chefe da policia política de Getulio, o homem que entregou para os nazistas a heroína de nossa esquerda, Olga, mulher do herói comunista, Prestes. Esquerda também assassina da liberdade e livre arbítrio, o homem em questão odiado por todos os jovens brasileiros revolucionário era o famigerado Filinto Muller, então a época senador pelo antigo estado de Mato Grosso, os quais faziam parte.
                                        Chegando a Bonito nosso jovem causídico foi adotado pelo cartorário Mozart Soares, muito em segredo como todo brasileiro do interior fã incondicional do governo militar e temeroso dos comunistas que comiam crianças. Após algum tempo o nosso advogado já inserido na vida de Bonito, descobriu que aqui seria sua moradia eterna, comprou a casa do saudoso Aureste Felix Garcez, situada a Rua Tenente Azambuja.
                                        Tendo comprado a casa, nosso novo bonitense, Dr. Gil Marcos Saut, pergunta ao então cartorário e também vereador, quem foi este tal Tenente Azambuja que dava nome a rua em morava, disse então seu amigo Mozart, até hoje eu não entendo como deram o nome deste bandido para uma rua desta cidade, quando delegado aqui em Bonito, judiava e batia no bonitense, gostaria de fazer uma lei para mudar o nome da rua, prontamente nosso jovem advogado se prontificou para fazer a ele um projeto de lei para que o nobre vereador apresentasse em plenário. Passados uns dias chegou com o projeto pronto e perguntou a seu amigo vereador qual o nome que gostaria que fosse dada a rua em que morava, de pronto Mozart falou eu quero dar o nome de Filinto Muller. O nosso advogado que morava na rua do sujeito que batia no bonitense passou a morar na rua do homem que batia nos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário