sábado, 11 de agosto de 2012

MEU HERÓI DE DOLMÃ


Quando me disseram que teria que escolher em qual família nascer, dentre todas, escolhi a do enferrujado com a bugrinha. E foi a melhor escolha da minha vida.
Lembro que quando era criança morria de medo de um dia soltar sua mão e nunca mais achá-la, ou morrer nunca mais ver vocês.
Sabe por que todo este medo? Por que eu sempre tive certeza que ninguém tem um pai igual ao meu e que não teria outra oportunidade de nascer como sua filha.
Você é meu herói que segura uma colher de pau no lugar da espada e usa um avental no lugar da capa. Seu escritório tem panelas tilintando, facas afiadas, caçarolas chiando e os mais variados aromas e sabores, dos quais jamais esquecerei.
Meu herói ranzinza e sardento, que me faz amá-lo e admirá-lo mais e mais a cada dia. Um cinquentão com alma de menino e sonhador como um adolescente descobrindo o mundo. Este homem-menino que eu amo tanto e que me ensinou que a chave da vida é a felicidade e não o dinheiro.
Graças a você eu tenho a herança mais valiosa deste mundo, o prazer de ler e aprender. E acredito que meus irmãos também a possuem. Você nos ensinou, indiretamente, a amar livros e a passar intermináveis horas devorando “histórias, estórias e istórias”, como traças em bibliotecas.
Você me ensinou a dar valor ao meu dinheiro, estudar para ser alguém, ser educada com as pessoas e, principalmente, me ensinou que as diferenças estão na falta de amor e não a falta de dinheiro.
Sabe qual foi o dia mais feliz da minha vida? Quando você olhou pra mim com aquele olhar de “amor a primeira vista” e disse: “Eu tenho tanto orgulho de você!”. Naquele dia eu prometi pra mim mesma que faria de tudo para que você continuasse tendo orgulho de mim até o dia que partisse.
Dizem que a mulher procura, a vida inteira, alguém que se pareça com o pai. Eu encontrei um “zé ruela” – como você mesmo diz – que é idêntico a você, até na chatice. Espero que ele me faça feliz do mesmo jeito que você faz a minha mãe.
Eu amo você, enferrujado!
FELIZ DIA DOS PAIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário