quinta-feira, 3 de junho de 2010

Turismo de pesca no rio Miranda

É muito comum ouvir a frase "proibido pescar em Bonito", como se esta proibição atingisse todos os recantos do município esquecendo-se que Bonito tem o maravilhoso Rio Miranda, separando-o dos seguintes município: Jardim, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Anastácio e Miranda, sendo que temos em nosso município uma grande estrutura montada para o turismo de pesca, hotéis, pousadas, loteamentos com dezenas de casa. Alguns hotéis e pousadas com estruturas melhores do que muitos existentes na cidade.
Por que esta estrutura rica e funcionando a tantos anos, não faz parte do roteiro turístico de nossa cidade. Todos os anos, de Março a Novembro, esta estrutura recebe mais ou menos 60.000 turistas de pesca, vindos de todos os lugares do Brasil, principalmente do interior de São Paulo. Boa parte das residências existentes nos loteamentos são de paulistas que vêem à Bonito várias vezes ao ano. Pessoas estas com um grande potêncial de consumo, empresários, industriais, profissionais liberais, etc.
Qual a importância destes turistas para a economia de Bonito?
Nenhuma, segundo o pensamento existente e dominante dos nossos empresários de turismo e guias.
Segundo nossos gênios pensantes, nós somos ecoturismo, pesca agride o nosso paraíso, nosso nome e vai contra a grande preservação de Bonito. Acreditam que pescadores não respeitam a natureza, como se nós a respeitássemos.
Mas por falar em ecoturismo, "eco empresários", "eco guias", "eco funcionários" e "eco respeito" este mês estamos comemorando "1 ano" de talvez a MAIOR APREENSÃO DE CARNE DE CAÇA DO BRASIL.
Qual a participação do trade nisto?
Será o assunto para a próxima matéria.
Vamos voltar a pesca!
Desde que começamos a explorar o turismo comercialmente, temos dificuldades de ocupação nos meses compreendidos entre março a novembro, com excessão de parte de julho e pedaços de setembro e outubro. No resto dos tempos passamos praticamente "as moscas" e tendo a apenas 50 km de distância milhares de potenciais compradores e em suas cidades de origem, milhares de esposas que também poderiam estar conosco, principalmente "elas", o melhor público para a nossa cidade.
Normalmente, quando o homem sai pra pescar, fica vários dias fora de casa, a esposa gostaria de ir junto mas, dificilmente gosta de pescar embora gostaria de estar por perto.
Nós em Bonito temos esta grande vantagem, elas estariam em um local magnífico, desejo de consumo de todos, estando praticamente ao lado dos maridos pescadores.
Vocês já notaram que estão dando "tiro no pé" cada vez que falamos pra um turista que não se pesca em Bonito?
Que estamos trabalhando contra a nossa própria existência comercial!
Quando você fala para seu hospede que não se pesca em Bonito, ele fecha a conta, vai para Miranda, Porto Murtinho ou Corumbá e nos abandona, podendo acontecer o contrário, ficar hospedado em nossa cidade, sair cedinho, passar o dia pescando no nosso rio Miranda, curtir uma pescaria com a família e voltar pra dormir em nossos hotéis. Parando de expulsar o que já está na cidade nos pedindo informação de pesca, já começaremos a lucrar bastante, imagine quando conquistarmos o que está vindo pescar no nosso "Rio Miranda".
Se conseguirmos atingir 10% das mulheres dos pescadores do rio Miranda teremos mais ou menos 6.000 mulheres em Bonito entre março a novembro.
Em se comparando é o equivalente a 60 aviões por ano com 100 passageiros cada, 150 ônibus com 40 pessoas cada, isso é só as mulheres possíveis de se conseguir atrair para ficar conosco, sem contar com o número exato de se conquistar, que são os esposos, presente em nosso município.
Toda esta estrutura pertence ao nosso município. É de Bonito! Qual a participação na arrecadação municipal?
Pagam impostos?
Emitem voucher pra cada barco saindo pra pescar, pagam o ISS? Eles tem vantagens em serem e terem essas estruturas em Bonito?
Tem escolas?
Tem Saúde?
O poder público olha com carinho pra eles?
Os tratam também como parte importante da sociedade Bonitense?
Hoje, quem tem acima de 40 anos e está passeando com a família , um dia pescou com o pai ou com um tio. Até pouco tempo nós éramos uns pais interioranos, quantos pais hoje estão passeando e gostariam de pescar com os filhos? Quanto estamos perdendo?
Já pensaram quantas famílias poderiam antecipar a saída das férias de julho e vir pra Bonito passear e pescar com os filhos?
Toda essa história de pesca, escondida embaixo do tapete, por quê não muda?
Quem é o culpado?
Por que não enxergamos a importância?
O novo empresário, este que chegou nos últimos 10 anos, ouvindo a conversa da proibição, ele é culpado por não procurar se informar?
Em entrar no ritmo do tiro no pé?
Bonito pra melhorar, precisa desmistificar várias coisas,a pesca é uma delas.
Tivemos por alguns anos, uma faculdade particular de turismo que também passou batida em relação a pesca. No meio acadêmico este assunto era tabu, por quê?
Como uma faculdade que se dispôs a ensinar, forma e qualificar turismologos, não viu a importância nesta estrutura?
Não ouvi falar em nenhuma pesquisa feita por alunos ou professores, nenhuma monografia, trabalhos estes que seriam muito importante para o desenvolvimento do nosso turismo.
AH! Ela fechou!
Agora, temos uma faculdade federal de turismo, ótimo!
Pergunto:
Já começou a discussão, a integração cidade de turismo de contemplação e uso da natureza e não ecoturismo como se intitula, com a grande e importante estrutura de pesca do nosso rio Miranda em nosso município?
Não pode passar batido novamente!Vamos enfim, compreender que o turismo de pesca é legal, existe e é muito importante para a economia de Bonito!
Vamos esquecer nossa ignorância e radicalismo, temos como reverter o quadro econômicoSerá que isto não é importante?
Vamos pensar com carinho!












3 comentários:

  1. adorei a história... conte_ nos outra.

    ResponderExcluir
  2. eu penso isso tb! na verdade, esse negócio de vender Bonito-Pantanal, leia-se Fazenda San Francisco, é apenas um jogo de marketing q atende exclusivamente à Família Coelho... nós temos mto a crescer ainda! Por MOzart Leite

    ResponderExcluir
  3. a integração de Bonito, via MS345, seria mto mais vantajosa ao trade, encurtaria distância entre Bto e CGR em quase 100km, aí sim, seria legal vender Bonito e Pantanal Sul como um todo, não apenas San Francisco...

    ResponderExcluir