terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Luz Elétrica e Água Gelada

“Feliz é o homem que nunca ligou uma lâmpada e tomou água gelada.”

Fiz este comentário com dois urbanóides e eles não entenderam nada, já nasceram com o ar condicionado ligado e tomando Coca-Cola geladíssima. Ainda bem que por estas bandas o progresso mal chegou. Tive a felicidade de tomar água de moringa e ficar horas no escuro, em frente a minha casa, onde hoje mora minha mãe, com toda a família após o jantar observando satélites. Era um jogo, ver quem conseguia enxergar primeiro. “Apontar o dedo dava berruga”.

Bons tempos aqueles em que tudo era igual e a única divisão era a UDN e PSD, a turma do Homero e a do Zezinho. Degladiavam-se nos anos políticos, mas nos outros viviam harmoniosamente como uma grande família, sendo o Zezinho médico de todos. Zezinho fez, nos anos sessenta, o primeiro reimplante de dedo no país. O Antero está aí de prova, “No filho do adversário!”

Belos dias aqueles em que as desigualdades sociais nem eram percebidas, todos eram parceiros no atraso. Poucos conheciam luz elétrica ou haviam tomado água gelada. O Taíca comprou a primeira geladeira da cidade. Neste dia o progresso chegou a comunidade.

Corríamos descalços jogando bola na praça, nosso campo de futebol, esperando a chuvarada para tomar banho na enxurrada. Naquele tempo a criança tinha resistência, raramente adoecia, podia rolar na lama em dia de chuva. Hoje, a luz elétrica e a geladeira tiraram a resistência do homem.

Tenho um ditado bem barranqueiro que diz: “o excesso de higiene vai acabar com o homem!” - Bons tempos aqueles em que não conhecíamos a modernidade.

Após pegarmos estas duas doenças contagiosas “acender uma lâmpada e beber um copo de água gelada” nosso destino mudou. Chegou a grande doença do homem trazido pelo conhecimento:

“A Ambição com o nome de Evolução”. Junto veio o fogão a gás - adeus gosto de fumaça - o carro, o ventilador, a TV e todos os grandes ganhos do homem. Adeus céu estrelado, conversa de família e criança dormindo cedo.

Um comentário:

  1. Feliz o homem que pode viver toda essa experiência e estar entre os normais para poder contar e fazer valer a sua VIDA !

    Vamos apagar as luzes, andar descalços, apontar as estrelas - VAMOS VIVER !!!!

    ResponderExcluir