sábado, 16 de julho de 2011

Tenho Inveja

Hoje meu último filho está indo embora de casa, vai estudar fora. Sempre disse aos turistas que diziam que maravilha morar em Bonito, que bom é morar em um local em que os filhos se formam dentro de casa, cumprem seus ciclos escolares morando contigo, que inveja.
Todos foram embora. Cada partida, cada primeira vez, é uma dor, não no coração, mas sim na alma. Sinto-me frustrado, impotente, incompetente, quanta coisa perdi em todos estes anos morando conosco? Quanto tempo perdi de suas companhias? Nasceram, cresceram e foram embora. E eu, o que fiz em todos estes anos? Trabalhei dia e noite! Fomos poucas vezes ao Balneário, tiramos uma férias, nestes anos não conseguimos fazer o circuito Bonito de turismo de natureza. Tempo passado, tempo perdido. Praticamente todos esses anos estivemos juntos, morando em cima do trabalho, conviver sem viver. Tive oportunidades de escolher o caminho a percorrer, vários, escolhi o que sempre foi o melhor pra mim; mas o pior para minha família, hoje sou um profissional realizado, faço o que amo, mas não me realizei como pai e marido. Não estou e não estive com meus filhos como gostaria, e não estou com minha esposa quando mais precisa de mim. Não conheço seus médicos, nunca estive ao seu lado nestes momentos.

Tenho inveja de meu pai, durante todos os anos que passamos aqui, antes de sairmos para estudar, ele esteve sempre presente, não nos ensinou a jogar futebol e nem a andar de bicicleta, ele odiava, mas caçamos e pescamos juntos durante todos estes anos, sempre foi o grande companheiro, praticamente toda a década de 60 minha mãe passou doente, sempre tinha que ir a Campo Grande, ele sempre estava presente.

Hoje fico imaginando como era sua vida, a maneira que superava as dificuldades.
Tenho inveja e saudades do meu herói.
*Ele cursou até o 3º ano primário, não era doutor como eu.

6 comentários:

  1. Não sei dizer o que há em ti que fecha e abre; só uma parte de mim compreende que a voz dos teus olhos é mais profunda que todas as rosas.
    Dizem que o canto das aves são os segredos da vida o que quer que cantem é melhor do que conhecer e se os homens não as ouvem estão velhos.
    Que eu continue te amando muito mais do que verdadeiramente nunca houve ninguém tão louco que não conseguisse chamar a si todo o céu com um sorriso. o céu é agreste de folhas;que dançam e dançando arrebatam, logo, seu pai está em paz.
    Vou contar o segredo que ninguém sabe de uma arvore chamada vida que cresce mais do que a alma pode esperar ou a mente pode esconder e esse é o prodígio que mantem as estrelas a distancia.
    Você não perdeu tempo algum. Só esperou tempo demais. Isso não faz de você um péssimo pai, e sim um ser humano, as pessoas pensam que estão fazendo errado mas não sabem que tudo tem o seu tempo e as coisas acontecem no momento certo. Deus guia nossas mentes e nos conduz a direção certa. Cabe a você o retorno. Você é o melhor pai, marido e filho que alguém poderia ter. Sua coragem e perspectiva são admiráveis. Crescer ao seu lado e da sua maneira, foi a melhor maneira de manter os seus filhos por perto.

    eu o amo
    mika.

    ResponderExcluir
  2. Cada um tem um herói! Seu pai é o seu, pelo jeito de criar vocês. Você não esteve tão presente na nossa vida como gostaria, mas nas horas que eu mais precisei foi você quem me ajudou a decidir que caminhos e decisões tomar. Na minha vida só tem espaço pra UM pai e UM herói, mas os Deuses me deram os dois em um só. Quem sou eu pra te criticar por ter escolhido trabalhar pra nos dar conforto e educação? Com certeza farei o mesmo pelos meus filhos. Por que é disso que os pais são movidos. E nunca reclamamos de você passar pouco tempo conosco, e sim da sua falta de paciência.hahaha
    Mas isso não é NADA perto das coisas maravilhosas que você nos proporcionou e nos ensinou. Você me ensinou a ver a alma das pessoas, me ensinou que o mundo não tem saco para pessoas burras, e que pensar diferente do resto das pessoas "normais" não é tão esquisito assim. Você sempre ouve as minhas "viagens no mundo da lua" e acha legal. Você é a pessoa que mais me ouve e tem paciência para as minhas esquisitices. Eu Amo Você assim deste jeito. Só precisa ter paciência com as pessoas "menos privilegiadas de massa encefálica"!!

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Tó

    Acabo de entrar pela primeira vez em seu blog e pude sentir, já na primeira leitura, a profundidade e sensibilidade de sua alma que poucos conhece.
    Não vou comentar seu texto e sua "frustação" como pai e marido, afinal, como pai, nunca achamos que o tempo que passamos com nossos filhos foi o suficiente.
    Tive a grata satisfação de conhecer sua bela família e suas histórias e só tenho admiração.
    Não sei o que me emocionou mais - o seu texto ou da Yara, mas tenha a certeza de que pretendo acompanhar esse blog.

    Um forte abraço e aproveito para agradecer o constante apoio que sempre recebi de vocês em Bonito.

    Paulo Boggiani

    ResponderExcluir
  4. Tó, conheço um pouquinho de vocês e penso que os seus três filhos lindos, queridos, inteligentes e bons são a prova de que seu tempo talvez tenha sido escasso, mas jamais foi perdido.

    Um beijo

    Simone

    ResponderExcluir
  5. Tó, vi meu pai falando em alguns (vários) trechos do seu texto, como vc havia previsto.
    Me questiono muitas vezes se terei condições de ser mãe como meus pais, chegando sempre à conclusão de que estou a muitas e muitas léguas de distância, com a impressão de que nunca alcançarei.
    Meu pai, assim como você, é fazedor de uma autocrítica muito pesada. Tenho certeza de que isso é próprio de pessoas generosas. Ele costuma dizer que ele é "duro e imparcial" consigo mesmo. E é verdade. Nós nunca viajamos juntos nas férias, porque ele, assim como você, esteve sempre trabalhando no mato, longe da gente fisicamente, para bancar a escola particular, o curso de inglês, a comida farta e o aluguel caro no centro de Campo Grande (para podermos ir à escola a pé, uma vez que ficamos sem carro por mais de 15 anos, desde que o restaurante faliu até cerca de 2 anos atrás). Lembro-me de todo começo de ano, quando o papai se desfazia de um bem, como um barco, uma motosserra, ou mesmo de peixes que ele pescava meses antes e armazenava para vender, tudo com o intuito de pagar as mensalidades da escola, do ano anterior inteiro, dos 3 filhos, que haviam se acumulado, e que precisavam ser quitadas para fazermos a matrícula para o ano que já se iniciava. Não é só isso, não...
    Muitas lembranças vêm à minha mente neste momento, após ler suas lindas palavras. Essas lembranças me impedem de seguir escrevendo.
    Mas preciso dizer, apropriando-me de palavras da sua filha, que "quem sou eu pra te criticar por ter escolhido trabalhar pra nos dar conforto e educação?"
    Diferentemente dela, não sei se seria capaz de tanto amor e de tanta nobreza... Talvez o futuro diga (espero que ele me contrarie).

    ResponderExcluir
  6. Tó, vc me inspirou: http://ensimesmamento.blogspot.com/2011/09/pai.html :)

    ResponderExcluir