quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Nascer Feio


Agora, 22 de novembro faço 54 anos. Após meio século de vida descobri a importância de ter nascido feio. Todos os dias me vejo no espelho, sempre a mesma feição, pouca coisa mudou, continuo feio. Nós, que temos a sorte de nascer assim, passamos a vida sem sofrer mudanças, transformações continuamos como nascemos. Esta semana esteve em minha casa uma pessoa que conheci no inicio dos anos oitenta, era bonita, charmosa, disputadíssima, havia fila querendo ficar com ela. Hoje está totalmente diferente, nada existe daquela beleza e charme do passado. Fiquei estarrecido com a transformação. Está pior que eu! Tentei ligá-la aquela beleza do passado, não consegui. Assustadora a mudança. Lembrei de pessoas que me encontram após vários anos sem nos encontrarmos e elas sempre dizem: "tó não te vejo há mais de quinze anos e você não mudou nada." Descobri a vantagem de nascer feio, você não muda com o passar dos anos, apenas continua feio, se tivesse nascido bonito, seria como todo bem nascido (bonito), um cinqüentão brigando com o espelho, feio e frustrado, desesperado correndo atrás da beleza perdida, usando cremes milagrosos e caríssimos, esticando as peles caídas ou tirando os excessos inconvenientes, fazendo terapia. "Estou muito feio." Olhar no espelho é degradante. Obrigado pai, por ter pensado no meu futuro, obrigado pelos cabelos vermelhos, que hoje estão branqueando. As pessoas perguntam se fiz luzes, o preto branqueando na concepção geral e decadente. O ruivo é charmoso, diferente, isto eu sempre fui.

Fico observando pessoas antes belas, hoje normais, mas, para o espelho decadente, assustadas, desesperadas com a cobrança do tempo, a beleza perdida.

Alegria de feio é eterna. Tinha eu meus dezoito ou um pouco mais velho, bonitinho ou feio enfeitado, como diz o popular, estava em uma festa na casa do Jairo Fontoura, pai da Andrea, grandes festas, quando recebi um elogio que levantaria minha auto estima até o ultimo de meus dias. A charmosa e bonita Nizete Trelha, olhando para mim fala: "Em Bonito só tem dois rapazes bonitos, você e o Afrânio." Isto se leva para o túmulo.

Nizete eu sempre vou te amar.

2 comentários:

  1. Na semana retrasada eu fui conhecer o tal lugar chamado de Bonito. Já tinha ouvido falar.
    Antes, preciso fazer uma breve explicação. Eu sou um péssimo turista. Ou melhor, não gosto de sair de cassa. Não gosto muito de mudar o estado das coisas. Gosto de ficar no meu canto. Viagem, normalmente à trabalho. Fui convecido pela minha namorada, uma santa, a passear com ela.
    Eu acho que turista sempre paga mico. Come mal, se hospeda mal, faz passeios clichês e paga caro.
    Por amor e com vontade de ficar um tempo só com a minha pequena Bia fui parar em Bonito.
    Nos primeiros dias tudo vinha se confirmando. Restaurantes caros e sem graça. Tudo meio pasteurizado. Tudo meio Mac-Donald´s. Achei a cidade meio disneylândia. Tudo bem limpinho, blá blá blá...tudo meio pra turista mesmo, sabe como é? Mas os passeios lindos e a companhia de uma super gata compensavam tudo.
    No meio da viagem conheci essa mala chamada Antônio Carlos "Tó". O Feio de Bonito.
    Tudo mudou.
    Em primeiro lugar porque quando conheci alguém tão crítico e ranzinza quanto eu, as coisas se relativizam. Eu mesmo passei a me achar mais normal...hahahah
    Em segundo lugar porque a gente vê memso que estava mais ou menos certo. Tudo é meio Mac-Donald´s mesmo. Nenhum restaurante da cidade foi capaz de nos servir uma comida tão "de verdade", honesta, orgânica, verdadeira, com alma....quanto a que comemos no TAPERA. Não existe peixe melhor na cidade de Bonito, não existe pirão melhor no Brasil e não existe farofa de doce de banana melhor no Planeta Terra.
    Claro que a viagem foi excelente. (eu sempre reclamo pra sair de casa mas depois fico triste quando a viagem acaba...)
    Os passeios pela cidade são lindos e eu indico a todos que desejaram. Desde os mais exigentes, como eu, aos mais "Filé com fritas", pois lá em Bonito todos serão felizes.

    Bia querida.....obrigado por tudo, você é meu amor! Lá em bonito vocÊ aprendeu com a Eglis que é possível ser feliz ao lado de uma grande mala!!!
    Eglis querida..cuide bem do meu ídolo!!!

    Já com saudades!!
    Vitor

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre te achei feio.
    Porém sua inteligência ajuda a desbancar este pequeno defeito.
    Vida longa e prospera meu amigo.

    ResponderExcluir