domingo, 14 de agosto de 2011

Pai

Amor e Sabedoria

Hoje é nosso dia, fui com a mãe visitar sua lembrança física, vendo sua foto, com aquele olhar que a tudo cuida, lembranças vieram, fico tentando imaginar de onde você tirou tanto Amor e Sabedoria, pois no imaginário vigente nasceu para o nada. Pobre, perdeu o pai aos nove anos, não teve acesso à educação escolar.

Vendo a Xuxa pregar a não violência contra as crianças, você nunca nos bateu, sempre nos disse que bater é errado, com 15 anos de idade destruí a frente de seu carro comprado com tanto sacrifício, que havia pago cinqüenta bezerros de sobre ano em um carro com mais de cinco anos de uso, você não brigou e tampouco gritou comigo, apenas queria saber se eu estava bem e depois pediu para ser cuidadoso e responsável. Nunca estudou, passou anos de sua vida, se privando, para que pudéssemos estudar, saímos de Bonito, fomos estudar em Curitiba e em Campo Grande, o tempo que estivemos fora pediu para que não trabalhássemos, pois queria todos os filhos em casa nas férias, pois depois de formado acreditava que nós ficaríamos morando fora e ele e nossa mãe ficariam sozinhos, nisso ele estava errado. Todos voltaram formados, mas não trabalhando naquilo que escolhemos estudar, você nunca cobrou de nenhum de nós, porque não trabalhávamos nas nossas profissões escolhidas, nunca ouvimos um comentário sequer, dificuldades atravessadas, dinheiro gasto. Sempre nos respeitou, e o nosso direito do livre arbítrio, escolhemos os nossos caminhos.

Hoje fico vendo o comportamento da maioria dos pais, para com o futuro de seus filhos, praticamente todos eles interferem na escolha de seus filhos para o que querem da vida, tem que fazer Medicina para ganhar dinheiro, Direito, para ser Juiz ou Promotor, ganhar bem que é importante. Criam sonhos e querem que eles realizem, traçam metas e não ouvem os maiores interessados, querem um troféu para mostrar para a sociedade, sou um vencedor meu filho é importante. Desde cedo começa o massacre em casa, sempre falando aos filhos como eles têm que fazer, quais as melhores e mais importantes profissões, tem que ser social e financeiramente importante. “Professor”, Deus me livre, nem pensar, não ganha nada, professor é um profissional frustrado. Pai, graças a Deus você foi feito de outro barro, sempre se preocupou com nossos sonhos e os respeitou, deixando os seus de lado.

Quando fomos construir o Tapera, era piada para toda a cidade menos para você, sempre esteve ao nosso lado, acredito ser esta a função de um pai, espero conseguir esta graça, o sonho que você tinha de nos dar educação e uma vida melhor... Você conseguiu!

Com você aprendi que Amor e Sabedoria não se aprendem na escola, são valores que nascem no coração energizado pela alma.

Para mim você teve apena um erro, não sou forte como você pensavam sou fraco como todo ser humano.

Pai.


2 comentários: