domingo, 19 de setembro de 2010

VALE A PENA


Esta semana uma pessoa falou que eu não devo sair à rua e nem conversar com ninguém, pois cada vez que abro a boca, perco mais clientes e minha casa fica mais tapera.

Vale à pena ter uma meta, brigar por ela durante décadas, ter um ideal e sonhar com uma cidade mais humana. Qual o preço pago por ser o babaca oficial da cidade?

Ser boicotado todos os dias, apesar de ter uma cozinha respeitada e séria, a família é sacrificada todos os dias, o custo é muito alto. Ontem apareceu no restaurante um casal com uma senhora de idade, vieram porque ouviram o jibóia dizer que viria jantar no tapera. Jantaram, gostaram e fizeram um comentário. Ela era a quarta vez que vinha a Bonito, ele, era a terceira e nunca ninguém do TRADE comentou ou indicou o restaurante.

Eles estavam impressionados.

A Ana Cristina ouviu o comentário. Hoje voltaram para almoçar e conheceram o nosso Buffet, que estamos estudando a possibilidade de fechar.

Desde o dia que voltei, depois de anos estudando fora, encontrei uma barreira, mesmo morando em Campo Grande onde estudava fui eleito vereador, o segundo mais votado nas eleições de 1982. Foi um choque para muita gente, para eles minha candidatura era uma piada, só que esqueceram que eu era o filho do Mozart Soares.

Desde os primeiros dias na Câmara tive que comprar briga com a pessoa mais influente na cidade, o ex prefeito, pois o mesmo interferia muito no destino dela e de maneira equivocada. Ele era endeusado pela maior parte da população que, hoje, jura que nem o conhece, e poucos tem coragem para falar com ele. É uma pessoa abandonada e sem amigos. O tempo provou que eu estava certo e ele errado. Todos o condenam, mas para mim não tem absolvição. Pago a conta até hoje.

Por seis anos tive que brigar com metade da cidade , pois eu era o pára-raio do Prefeito Darci Bigaton, briguei e o defendi , pelo que acreditei ser o melhor para Bonito naquele tempo. A história provou novamente que eu estava correto, fomos enxotados da prefeitura, levamos a maior surra , dificilmente o fato será repetido. Quatro anos depois, o povo trouxe Bigaton de volta. Novamente não fui absolvido.

Sempre comprei e vou comprar briga pelo futuro de minha cidade, não troco meu pensamento por comodismo ou boas relações, não vou sair abraçando e beijando para ter parceiros comerciais, participei de todos os passos importantes do turismo de Bonito, estive presente sempre que era preciso, brigando pelo certo e pelo futuro não me importando com quem.

Sempre cobrei e ajudei a criar um turismo sério e responsável , que hoje já não é tão sério e nem tão responsável como já foi um dia. Arrumei briga porque abri o passeio no Rio Sucuri, denunciando as lavouras que estavam a trinta metros da nascente e, em praticamente toda a margem esquerda do rio. Toda chuva que caia deixava a água do sucuri barrenta. O promotor que levei para medir esta barbárie chama-se Haroldo Lima, graças a ele e ao Dr. Givaldo, promotor que o substituiu, conseguimos salvar o paradisíaco Rio Sucuri. Você não sabia? Procure se informar da história da cidade e conhecer as pessoas. Até hoje pago esta conta.

Nestes anos todos boicotaram o meu trabalho com o restaurante e também como criador de alguns dos mais importantes passos da cidade, dificilmente deixam as pessoas terem acesso a mim. Em uma das poucas palestras que proferi , apenas duas, na segunda e ultima um aluno perguntou se valeu a pena. O que eu respondi? Que valeu e faria tudo de novo sem titubear, apesar do custo que pago.

Se posso chamar de matéria, esta é para você Foca, o aluno que perguntou se valeu a pena. E o que você falou quando nós nos encontramos prova que vale a pena brigar por um ideal.

Perguntei à minha filha mais velha o custo que ela paga. Ela disse que vale a pena, por que todos eles acreditam e confiam em mim. Ela é escritora de www.zarahluna.com.br

2 comentários:

  1. Talvez possamos um dia nos arrepender do que fizemos...
    Mas o arrependimento é sinal de que não tivemos medo de tentar...
    E daí se as coisas não deram certo como deveriam...
    E daí se não era bem o que queríamos?
    E nossa vida segue... para tentarmos e errarmos muitas vezes...
    Isso é viver e aprender.

    Você espera de mim uma atitude que te convença algo que eu não tenho como dúvida.
    Se você fecha os olhos para não ver, não me culpe por isso...
    Compartilhar a minha vida e minha verdade está ao seu alcance, basta que para isso você queira, mas não arranje artifícios para justificar seus medos e dúvidas, pois isso só nos afastará , mas deixará um vazio que nunca mais conseguiremos preencher. beijo da sua filha do meio, que lê seu blog escondida haha eu amo você papai

    ResponderExcluir
  2. Ola Tó...
    Sabe acabei de ler a matéria... e engraçado como as coisas são. Nestes ultimos dias eu vinha pensando, se Realmente "Valia a Pena"... e hoje você me fez ver algo que eu tinha esquecido,tudo vale a pena, não abaixara cabeça jamais, lembrar das origens e lutar por seus sonhos. Obrigado, muito obrigado por esta dedicatória e sinto-me lisongeado, pois sei que foi verdadeira e sincera a sua luta. Obrigado por me fazer rever meus conceitos. e Ter a certeza de que tudo "VALE a PENA".

    Do Teu amigo FOCA.

    ResponderExcluir