sábado, 4 de junho de 2011

Bonito é a educação

Agora, dia dez de junho é o último dia para inscrição do ENEM “meio do ano”. Olhando este descaso que Bonito tem com a educação, lembrando que perdemos uma faculdade particular e agora estamos perdendo uma pública, com cursos presenciais, simplesmente porque nossas lideranças não enxergam a importância da educação. Quando falo lideranças, não só estou falando da política, como da sociedade como um todo. Um dia um amigo falou para mim que Bonito era campeão mundial do “em cima do muro”, aqui nada é responsabilidade de ninguém, só do “prefeito”.

Vendo este desrespeito com a educação, uma escola pública importantíssima para qualquer cidade deste país, aqui não é interessante, nossa comunidade é pobre, carente, sem ter o conhecimento da importância da educação para seus filhos. Será que não teríamos a obrigação de olhar por eles? – Nós que tivemos privilégios.

Qual a importância deste campus para:

· Associação Comercial;

· Sindicato Rural;

· COMTUR;

· Sindicato dos Trabalhadores Rurais;

· ATRATUR;

· Sindicato dos Servidores Públicos;

· Secretaria de Educação e todas as cem associações existentes na cidade.

Ou nossa comunidade está tão avançada no que se diz respeito à educação que estas faculdades e este campus não são necessários em nossa sociedade?

Todo dia fico sentado em frente a minha casa vendo jovens descerem e subirem a Pilad Rebuá, Olhando-os, vejo que não vão à lugar nenhum, pois não terão acesso a educação e conseqüentemente ao mercado de trabalho. Será que ninguém tem nada a ver com isto?

Será que já não é hora da sociedade vestir a camisa do futuro e não deixar acabar com os cursos presenciais, procurando estes jovens que concluíram o ensino médio ou estão concluindo. Provar a eles a importância destes cursos, levá-los a fazer o Enem no final do ano e aproveitar esta oportunidade que eles e a cidade têm.

A sociedade tem que perder esta história de “não é problema meu”, o nosso futuro é sim problema de todos, como vamos ter uma vida melhor, ter um futuro se não o queremos para nossos irmãos? Continuar uma sociedade de guetos. Vamos perder mais uma faculdade, só vamos acreditar na educação quando estivermos sonhando com a terceira, aí vamos dar valor? – Só que esta terceira nunca virá!

Vamos reagir, exigir nosso direito de cidadão, vamos procurar os jovens, mostrar que estes cursos existentes são importantes para eles e para a comunidade. Manter os cursos presenciais, pois estes são os mais importantes para todos. Com uma boa educação teríamos condições de atrair jovens de outros lugares do Brasil, transformar também esta unidade educacional em fonte de renda para o município. Cada aluno que vier fazer curso presencial deixará no mínimo R$800,00 por mês em nossa economia. Quanto melhor for o nível de nossos cursos presenciais, mais importante será para nossa economia.

Vamos tirar os olhos do chão, olhar para frente e construir a cidade que sonhamos.

Bonito sempre será uma cidade de expectativas, sonhamos com algo, concretizamos, abandonamos e partimos para a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário