terça-feira, 28 de junho de 2011

Vamos tirar as mãos do bolso

Vamos estender as mãos

Obrigado Janico.

Hoje está fazendo um mês que uma pessoa muito especial nos deixou, há mais de sessenta anos, ele acolheu em sua vida um primo pobre e semi-analfabeto. Inicialmente o colocou para trabalhar como peão, cuidando de seu rebanho de gado aqui e algumas viagens ao pantanal do Nabileque, com o passar do tempo, vendo a dedicação e responsabilidade de seu funcionário, trouxe-o para trabalhar em seu cartório, ensinando-o nos ofícios. Passado alguns anos casou-se com uma moça da cidade, resolveu estudar. Foi fazer odontologia em Curitiba no inicio dos anos cinqüenta, deixando em seu lugar como cartorário aquele seu aprendiz, antigo peão, com um apelido estranho,

Zarico, talvez para rimar com Janico. Algum tempo se passou e vendeu ao seu substituto o imóvel onde funcionava o cartório em suaves prestações e anos para se pagar, local onde se escreveu uma bela história de Bonito, hoje este imóvel é de um de seus filhos.

Com o passar dos anos este aprendiz, provou que nós só precisamos de oportunidade, uma mão estendida para nos apoiarmos. Com este gesto, teve força para escrever sua história de muito respeito e dignidade, teve durante sua vida profissional e também tem após sua morte, o respeito e admiração de todos que o conheceram. Pagou esta conta com seu mestre fazendo o mesmo com outros jovens, só o sacaneou uma vez na vida, quando o convidou para ser meu padrinho.

Com este gesto há mais de sessenta anos, Janico mudou a vida de um jovem e em conseqüência de sua família que viria a constituir, este jovem cartorário fez por merecer, transformou seu trabalho em um dos mais respeitados dentre os seus, lutou décadas para criar e formar seus filhos, estes filhos ajudaram a transformar Bonito no que é hoje, nada se perde quando se faz com o coração.

Dr. Janes Monteiro Leite, nós te amamos e sempre nos lembraremos de você com muito carinho, acreditamos que chegamos a onde estamos pelo trabalho, carinho, amor e preocupação com a educação que nossos pais sempre tiveram. Mas não esquecemos que a porta aberta em que eles entraram neste novo mundo foi aberta por você.

Sempre acreditei que, esta mão estendida ao Zarico é a mão que sempre tem que estar esperando alguém que precisa. Todo ser humano tem dentro de si uma força muito grande, mas na maioria das vezes esta energia precisa de alguém para fazê-la fluir e descobrirmos nosso potencial.

Precisamos de alguém que acredite na gente, esta é a força que abre as portas da vida.

Dois grandes filhos da....,, Janico e Zarico, que saudade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário