terça-feira, 30 de agosto de 2011

Bonito é estudar 2

Raramente sou ouvido e agora lido.

Escrevi uma matéria, falando sobre o fechamento das nossas tão sonhadas faculdades Funlec, e agora o Campus da Federal. Ninguém leu, é óbvio.

Esta semana, fui entrar em meu blog e na tela do computador estava a tão falada “rede”. Fiquei olhando as postagens de algumas pessoas, 99% sem fundamento. Os comentários e as postagens são dignas de aparecerem no Jô Soares, que não é meu parente. Mas uma me chamou a atenção; A convocação para um ato público para discutir o fechamento do Campus de nossa cidade. Interessante o comentário da maioria dos jovens. O culpado é o poder público, principalmente o prefeito.

Estes jovens que estão usufruindo deste privilégio de ter em Bonito uma faculdade pública. Têm tanta, ou mais, responsabilidade com esta instituição do que os políticos mal falados.

Eles tiveram a oportunidade de estudar como vocês estão tendo?

Qual a participação de vocês para com estes cursos? Estão estudando, são alunos responsáveis? Vocês estão dando retorno à nação com este dinheiro gasto para vocês? Desde o primeiro semestre eu já sabia que não vingariam. Vocês notaram algo de errado? Acredito que não!

Não vi nenhum envolvimento dos Jovens mestres e doutores com a comunidade ou com o trad. Como se dá aula em uma cidade de tal nome no turismo? O corpo docente não conhece o que se propôs a fazer. No segundo vestibular, quando não houve procura por parte de nossos jovens, vocês fizeram alguma coisa?

Sabemos que a educação nunca foi prioridade em nossa comunidade. Ninguém procurou um amigo dizendo a ele da importância de se estudar. Como este Campus é importante para nossa cidade?

Acredito que nestes últimos cinco semestres vocês passaram todo o tempo na rede social, escrevendo e lendo asneiras. "Se ninguém quer estudar não é problema meu!” Este é o pensamento oficial da cidade, só que agora a coisa ficou preta. Sou especialista em Metodologia do Ensino Superior. Assisti às aulas, fiz as provas, tive a honra de ter como professores pessoas fantásticas e principalmente humanas. Só não tenho o diploma, não fiz o Artigo para a conclusão do curso. Fiz para ter conhecimento para discutir educação que é, para mim, uma paixão e também uma grande frustração pelo que sempre vejo em minha cidade. Como nunca me convidariam para dar aula, o diploma não se faz necessário. Quando a Funlec estava para fechar fui chamado na diretoria para tentar apagar o incêndio, junto com o professor Claudio. Fomos a várias escolas conversar com alunos do 3º ano, tentando mostrar a importância do estudo e da faculdade para nossa comunidade, como sempre não fui ouvido. Pergunto a vocês jovens:

Qual o envolvimento destes professores com a comunidade?

Eles estão aqui de passagem esperando serem chamados por campus mais importante ou vieram fazer história?

Eles estão correndo atrás, conversando com os jovens, com nossas mais de cem associações?

O bom professor faz parte da vida da comunidade. Ele também tem compromisso com a sociedade. Vida de professor não é restrita à sala de aula, sua meta é a evolução e o bem estar do homem.

Jovens, me desculpem, enquanto vocês estavam fazendo a unha na sala de aula ou falando ao celular a casa caiu. Vocês, seus professores, seu diretor, nossos políticos e todos nós da comunidade não fizemos nada. Vamos esperar a terceira faculdade. Talvez venha com cursos de Medicina, Engenharia e mais algumas coisas interessantes. Sempre estamos na contramão. Ao invés de fazer um curso gratuito em uma escola federal, nosso jovem faz interativa, particular e paga. Quando se formarem terão aprendido o quê?

Bonito é um grande celeiro para estudo psicológico, sociológico e psiquiátrico.

Jovem, para criar seu pensamento, abra sua mente, não leia somente um autor, não se apaixone por apenas um professor, não leia apenas sobre sua religião, não ouça somente um tipo de música, olhe bastante, ouça muito e crie seu próprio pensamento.

5 comentários:

  1. Olá Tó e demais leitores!
    Sou, e muita gente sabe, uma pessoa que valoriza e acredita que está na educação (de qualidade) e na busca da informação a base para transformação de realidades. Para melhor e para pior, dependendo dos objetivos de cada um.
    Fico muito triste com minha cidade com relação a valorização da educação. A comunidade não está nem aí. Os alunos vão para a faculdade e/ou escola como se estivessem indo para uma passeio. Não levam a sério. Parece que pensam que àquilo não valerá de nada em suas vidas. Sou uma prova de que a educação é uma excelente ferramenta de transformação. Sem ela, o que eu estaria fazendo hoje?!
    Talvez, domando burros e caçando porco monteiro no Pantanal!
    Não que tenha algo de pejorativo nisso (principalmente domar burros), mas acredito que as pessoas tem o direito de querer mais que isso.
    Quem me conhece sabe da minha, ainda curta, história entenderá o que estou falando! A educação e o conhecimento são transformadores. Só que não combina com comodismo!!!
    Lembro-me da ocasião que você menciona as visitas aos terceiros anos do ensino médio, pois eu também fui contigo e o Prof. Cláudio na Escola Falcão falar da importância do então IESF e da educação.
    Lembro-me de uma ocasião em que ficou mais do que provado para mim que nós, os bonitenses, não valorizamos a educação e o conhecimento. Foi quando o IESF se propôs a realizar o curso de Guia de Turismo. Fui convidado a dar aula em um dos módulos do curso. Elaboramos as ementas e conteúdos e, quando da abertura das inscrições não houveram interessados suficientes para abrir a turma. Precisava no mínimo 20 inscritos. Uma decepção. E olha que é um curso de curta duração (2 anos) e com reserva de mercado para atuação. Um absurdo e uma grande decepção para mim. Cheguei a conclusão que minha cidade é acomodada e que não tem o mínimo interesse em investir em educação. Triste!!!

    Ah, ações como esta da articulação de movimentos reivindicatórios como o que estão planejando via Facebook podem ter sua "nobreza" de intenções. Mas não resolvem o problema se não houver mudanças de consciência nas pessoas.

    Parabéns pelo post! Abraço!

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  2. Infelizmente é isso aí. Não sou bonitense, vim de São Paulo, onde a educação é valorizada muito mais do que aqui, pois lá o mercado de trabalho é também mais exigente. Quando cheguei aqui em 99 fiquei chocada com a falta de interesse e de conhecimento da região por parte de sua moçada. Em seis meses, eu sabia muito mais sobre geologia, ecologia, história e geografia deste lugar do que muitos dos meus colegas do Curso de Guias de Turismo, e meu interesse era motivo de desdenho. Taí o resultado, hoje sou consultora e dou palestras no Brasil inteiro (acabo de voltar de RR), enquanto muitos ainda estão preocupados em evitar novos cursos de guia para manter a reserva de mercado.

    Não há interesse em educação quando a sociedade não cobra. Quais são as empresas em Bonito que realmente exigem qualificação e certificados de seus funcionários? Garanto que não muitas. Vale mais saber o nome do jogador com cabelo esquisito do que o nome do Ministro de Turismo sem-vergonha que temos no governo. Vale mais saber o final da novela do que o que está acontecendo com nosso Código Florestal. É interesse do governo que nosso povo continue ignorante, pois basta uma vara e um berrante pra tocar o gado, não é mesmo?

    Quando estudamos, aprendemos a enxergar, a ler nas entrelinhas, a entender o que acontece lá em cima. Nos libertamos das amarras da ignorância e nosso pensamento viaja para onde quiser.

    Porém, mais do que os alunos, culpo os professores, pois está claro que não conseguiram acompanhar a evolução das novas gerações e falham diariamente na missão de iluminar estes alunos, estimulando-os a crescer profissionalmente e como cidadãos. Uma aula chata não mantém ninguém dentro de sala de aula, com o celular trazendo novidades bem mais divertidas. Então, se queremos uma geração pensante e que nos traga um futuro iluminado, temos que rever nosso sistema educacional. Não dá mais para depender de alunos que isoladamente se destacam nessa seara de mentes vazias. São poucos os Telcios, Ana Cristinas, Fernandas Reverditos e Tós do Tapera por aí. Mas com certeza muitos alunos apagados poderiam ser espetaculares se fossem estimulados da maneira correta.

    Mas a quem interessa alunos brilhantes?

    Abraços,

    Tietta Pivatto
    Bonito - MS

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  3. Prezados leitores e participantes deste espaço,

    Tamanha surpresa tenho em ver uma postagem sobre o Campus de Bonito da UFMS, onde nos encaminha à uma postagem de um blog onde seu mantenedor afirma que não viu o envolvimento dos professores com a comunidade, e alunos se dedicam a falar ao celular e fazer unhas, que políticos, diretor, professores e alunos não fizeram nada.
    Fico imaginando quantas vezes a pessoa que afirma isso veio até o campus conversar com professores e alunos, se freqüenta a instituição.
    Como ninguém respondeu às perguntas do prezado cidadão, que, pelo que vejo está sem informações sobre as atividades do campus em pouco mais de 2 anos de existência, aproveito para atualizá-lo de algumas atividades, realizadas por professores, técnicos e alunos do campus.

     Pesquisas:

    *O Perfil da Demanda Turística do Festival de Inverno de Bonito;

    *Satisfação dos principais atores de Feiras Agropecuárias: o caso da EXPO BONITO;

    *Pesquisa Piloto na Gruta do Lago Azul.

    *Percepção do Carnaval 2010 em Bonito-MS, na Visão do Poder Público, da Segurança Pública, da Iniciativa Privada e dos Moradores

    *Gestão ambiental nos empreendimentos turísticos da região da Serra da Bodoquena, Mato Grosso do Sul, Brasil: diagnóstico, avaliação e propostas de intervenção para a sustentabilidade ambiental.

    Outros...


    - Eventos, cursos e projetos de Extensão

    *1° SEMEAR: Seminário de Estudos em Administração Rural (o 2º está por vir).

    *Curso de Capacitação a Nível Médio para Professores da Rede Municipal de Ensino de Bonito-MS na área de Matemática .

    *Encontro Regional de Turismo e Meio Ambiente

    *Gestão Financeira Doméstica

    *Atividades recreativas para crianças da pastoral da criança.

    *Educação para o Desenvolvimento Sustentável;

    *Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento;

    *Uso do software R.

    Existem outros, mas não quero estender o post.

    Lembrando que as pesquisas e demais projetos foram em parceria com insituições locais, como a ACEB, o Sindicato Rural, o COMTUR, a Pestalozzi, Instituto Família Legal, Prefeitura Municipal e demais que não me recordo no momento.
    No ano de 2011, 10 projetos de extensão foram apresentados e aprovados pela UFMS para o campus de Bonito, inclusive com bolsa aos alunos participantes, com carga horária adequada para que possam estudar, e com auxilio financeiro para que se mantenham, além das bolsas de auxilio alimentação e bolsa permanência.
    Destacando que o desenvolvimento de pesquisas, por exemplo, demora algum tempo entre o começo e sua conclusão, creio que quem já escreveu uma monografia e a concluiu saiba do tempo empregado em realizá-la.
    Outra questão: foi realizado no ano de 2009 e 2010 visitas às escolas de Bonito, tanto para a divulgação do ENEM, divulgação do vestibular e de vagas remanscentes no curso de turismo, bem como para orientações da importância de um curso superior e divulgação da presença de um campus da UFMS na cidade e os convidando a participar dos cursos, por isso é triste ver um comentário afirmando que isso não foi feito, deturpando um fato sem ter conhecimento.
    Não ter informações é aceitável, afinal, não sabemos de tudo. Mas tecer postagens e comentários de algo que não se conhece, é falar no vazio. Portanto, como ajuda à essas pessoas, fica o convite à conhecer o campus, conversar com os professores, diretor, técnicos, alunos, sempre dispostos a atende-los e assim saber do que estão falando e ajudar na divulgação de informações verídicas.
    As pesquisas concluídas estão disponíveis para consulta, tanto na universidade quanto nas entidades parceiras para quem quiser ler.
    Vamos tecer opiniões fundamentadas, evitar falar do que não se tem conhecimento, buscar as informações antes de formar seu pensamento e assim evoluir, não regredir.

    Cordiais saudações,

    Elder

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  4. Sou bacharel em Administração pelo IESF e penso que essa questão do fechamento de curso no Campus da UFMS de Bonito está mais envolvida com a demanda de alunos do que em cursos oferecidos. Muitas pessoas reclamam, dizem que são sempre os mesmos cursos, mas na verdade, não querem nada com a "dureza", os jovens de nossa cidade só querem festa, bebida e outras coisas, mas quando se fala em estudar sempre arrumam alguma desculpa esfarapada, parece não saberem da importância da UFMS e muito menos da importância do estudo na vida do ser humano. Eu terminei minha gradução e pretendo fazer uma pós ano que vem, mas porque eu quero isso pra mim, mas a maioria das pessoas de nossa cidade não dá valor ao estudo. Acham que tudo na vida é de mão beijada. O Campus tem professores excelentes, talvez exista a necessidade de integração dos professores com a sociedade, acho que sim, entretanto, necessário é os jovens se interessarem mais no seu próprio futuro!
    Abraços...

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  5. Exatamente. Temos uma instituição de um valor inestimável em nosso município, com oportunidades únicas de formação e planejamento de futuro, mas onde estão os alunos? Não há interesse, pois como disse no meu comentário anterior, eles estão mais preocupados com assuntos fúteis do que em escrever seu futuro. Quando chegam à idade de escolher uma profissão, muitas vezes desistem da empreitada.

    Não há motivação para entrar numa faculdade. Perde-se a chance de futuro, e o pior, a sociedade como um todo perde futuros bons profissionais que nunca foram preparados para isso. Bonito é só um exemplo do que está acontecendo em todo lugar. Estamos em um momento em que a rapidez da informação tecnológica não acompanha os métodos didáticos de quem tem que preparar esses adolescentes para se tornarem adultos. Só veremos o resultado disso lá na frente...

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